07 Out

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje que o porto de Nacala é uma referência para a economia moçambicana e para as economias da região e de África.

“O Porto de Nacala é crucial para o escoamento das exportações, bem como para a importação de cereais, fertilizantes, combustíveis, medicamentos e equipamentos de vários tipos, para satisfazer as necessidades de consumo” de Moçambique e dos países vizinhos sem acesso directo ao mar “, disse o Chefe de Estado.

Nyusi falava durante a inauguração de novas infra-estruturas e equipamentos no Porto de Nacala, na província de Nampula, no âmbito do projecto de reabilitação, modernização e expansão, na presença dos presidentes do Malawi, Lazarus Chakwera e da Zâmbia, Hakainde Hichilema.

A infra-estrutura agora inaugurada destaca-se por possuir tecnologia de ponta, elevado grau de eficiência, maior capacidade de movimentação e águas profundas que fazem de Nacala um dos “poucos portos modernos de África”.

Como resultado dos trabalhos realizados, o porto registou um aumento na sua capacidade de movimentação de contentores para mais de 250 mil por ano, contra 170 mil anteriormente.

O projeto custou mais de 270 milhões de dólares e foi financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Fonte: MZ News