11 Nov

Moçambique promove oportunidades de negócio em Cuba

Moçambique participa, de 4 à 9 de Novembro de 2024 em Havana, República de Cuba, na 40 a Edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV 2024).
A participação de Moçambique no evento está a ser coordenada pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportações,IP (APIEX,IP), tendo como objectivo a promoção da imagem do País como destino preferencial de Investimento Directo Estrangeiro, através da exposição das potencialidades económicas, bem como dos produtos nacionais com potencial de exportação.

Participam no evento em representação do País, a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações,IP (APIEX,IP); Ministério da Indústria e Comércio; Instituto de Cereais de Moçambique (ICM,IP); Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia E.P (ENPCT); Instituto Nacional do Turismo (INATUR,IP); Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (Proazul,FP); Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR). Integram igualmente a Delegação, representantes de empresas nacionais, que se deslocam àquele País com objectivo de expor os seus produtos e serviços, bem como estabelecer parcerias.

De referir que parte da Delegação moçambicana é composta por sectores que fazem parte do Task Force de negociação dos instrumentos de cooperação entre os dois países, sendo que a participação visa igualmente fazer o acompanhamento dos 2 referidos instrumentos, bem como avaliar outras áreas de cooperação de interesse comum.

Moçambique participou pela primeira vez na Feira Internacional de Havana em 2023, tendo despertado interesse de diversas empresas cubanas em investir no País, bem como importar diversos produtos agrícolas nacionais. FIHAV é um evento anual organizado pelo Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba. Trata-se da maior feira multissectorial do Caribe e constitui uma plataforma de negócios fundamental para os países que desejam apresentar ou ampliar as suas oportunidades no mercado cubano.